Foto: CIOSP/Prefeitura de Santa Maria (Divulgação)
Cinco contêineres de resíduos foram incendiados na noite de domingo (11) na Rua Euclides da Cunha, em Santa Maria. A ocorrência foi registrada por volta das 19h20min, quando a Guarda Municipal da Secretaria de Segurança e Ordem Pública foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) 153 para averiguar focos de incêndio. O Corpo de Bombeiros atuou no combate às chamas e conseguiu extinguir o fogo. Ainda conforme a administração municipal, a média é de 10 contêineres incendiados por mês, mas, entre os dias 1º e 12 de janeiro, o número chegou a aproximadamente 20 casos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao chegar ao local, as equipes constataram que cinco contêineres estavam em chamas, sendo dois nas proximidades da rótula da via e outros três no trecho entre a Rua Euclides da Cunha e a Rua Major Duarte. Imagens do sistema de videomonitoramento registraram parte da ação, e fotos dos danos foram feitas para documentação. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
Segundo a prefeitura, todos os contêineres danificados já foram substituídos pela empresa Conesul, responsável pela coleta conteinerizada no município. O vandalismo, como incêndios em contêineres, já é considerado no processo de licitação do serviço. Cada contêiner novo custa cerca de R$ 15 mil, e o município paga à empresa, em média, o equivalente a um contêiner por mês para manutenção.
Os reparos variam conforme o grau dos danos. Consertos leves, como pintura, são realizados em Santa Maria. Já os contêineres com danos estruturais mais severos precisam ser encaminhados à central de reparos pesados da empresa, localizada em Santa Cruz do Sul. Em relação ao comportamento do fogo, a Prefeitura explica que, quando o contêiner está bem fechado, as chamas tendem a ser mais contidas. No entanto, se a tampa estiver aberta e houver resíduos inflamáveis, pode ocorrer a perda total do equipamento.
A prefeitura reforça que atos de vandalismo comprometem a prestação dos serviços públicos e geram prejuízos ao município. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Ciosp 153. Também está disponível o serviço S.O.S. Contêiner, que funciona via WhatsApp e pode ser acessado pelo QR Code fixado nos próprios coletores. O número para contato é 55 9 9112-2826, canal pelo qual a população pode solicitar limpeza externa, como lixo espalhado, piso sujo ou manutenção dos equipamentos.